Sábado, 05 de Dezembro de 2020
47 98418-6588
Cidades Boletim Blumenau...

Município já registrou 15.128 infectados, mas só 860 em tratamento

Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 28, 15.128 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 186 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 27, quando o município contabilizava 14.942 casos da doença.

29/10/2020 18h27
73
Por: Jean de Souza Fonte: SECOM/Blumenau
Foto: Marcelo Martins/Divulgação.
Foto: Marcelo Martins/Divulgação.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 63.103 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 860 pacientes estão em tratamento. Destes, 838 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.


Outros 44 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 17 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 27 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 12 pacientes são de Blumenau (10 confirmados e 2 em análise) e 5 pacientes da região (todos confirmados).

Já em enfermaria são 16 de Blumenau (12 confirmados e 4 em análise) e 11 da região (10 confirmados e 1 em análise). A cidade registra ainda 159 óbitos decorrentes da doença. O município contabiliza também 14.109 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação é prorrogada
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação que iniciou no dia 5 de outubro e terminaria nesta sexta-feira, dia 30, foi prorrogada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE). A ação vai continuar imunizando crianças e adolescentes até o dia 13 de novembro.

Até quarta-feira, dia 28, foram imunizadas 9.810 crianças contra poliomielite – 62,90% das 15.597 indicadas pelo Ministério da Saúde (MS). Várias pessoas também se imunizaram contra outras doenças e colocaram a caderneta em dia.

Desde o início da Campanha Nacional o município tem adotado ações para ampliar a cobertura vacinal de crianças de um a menores de cinco anos. A média da procura por vacinas está em 247 por dia, muito abaixo da capacidade máxima do município que é aplicar quase 1 mil vacinas por dia. No dia “D” de vacinação, além das unidades de saúde com sala de vacina ativa, o Ambulatório do Parque Vila Germânica também foi aberto para atender a população. 

Além disso, no último sábado, dia 24, todos os sete AGs abriram para imunização. Outra medida tomada pela Semus foi a ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina dos Ambulatórios Gerais de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. A Semus ainda avalia a necessidade de continuar com o horário ampliado dos AGs na próxima semana. Durante todo o dia, os AGs atendem os agendamentos feitos pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura.

As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), no período da manhã estarão atendendo os agendamentos feitos por telefone ou na própria unidade de acordo com a área de abrangência. Já no período da tarde, os atendimentos são destinados aos agendamentos on-line. As salas de vacina dos ESF’s estão abertas das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30.

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas:

Quinta-feira, dia 29

EBM Paulina Wagner

Badenfurt

CEI Maike Andersen Deeke

Badenfurt

CEI Bertha Muller

Salto do Norte

CEI Profª Evelina E. Eischtaedt

Salto do Norte

EBM Profº Fernando Ostermann

Boa Vista

CEI Profª Maria Zimmermann

Boa Vista

OSC Amiguinho Feliz

Escola Agrícola

OSC Bom Amigo

Escola Agrícola

EBM Gal. Lucio Esteves

Escola Agrícola

EBM Profª Norma Dignart Huber

Escola Agrícola

CEI Evalino Roth

Escola Agrícola

CEI Profº Joao B. Petry

Velha Central

Sexta-feira, dia 30

CEI Monteiro Lobato

Velha Central

CEI Olga Brehmer

Velha Central

OSC Perola

Velha Central

CEI Alberto Stein

Velha

CEI Hilca Piazera Schnaider

Velha

CEI Oswaldo Buerger

Velha

EBM Profª Helena M. Nathalia Winckler

Velha

CEI Manoel da Luz Rampelotti

Escola Agrícola

CEI Marita Deeke Sasse

Escola Agrícola

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 18h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual


A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

 

Ambulatórios Gerais realizam 204 testes para Covid-19


Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na Rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda disponibiliza atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.


Todos os fasttracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.
Somente nesta quarta-feira, dia 28, as unidades realizaram 310 atendimentos nos fasttrack e fizeram 204 coletas para o exame RT-PCR.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.