Quarta, 08 de Julho de 2020
47 98418-6588
Saúde Vírus mortal...

Blumenau soma 644 casos. Uma morte segue suspeita

Blumenau soma nesta segunda-feira, dia 25, 644 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 18 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 24, quando o município contabilizava 626 casos positivos.

25/05/2020 21h17
180
Por: Jean de Souza Fonte: SECOM/Blumenau
Foto/Divulgação.
Foto/Divulgação.

Entre os casos positivos, 300 pacientes estão em tratamento. Destes, 291 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros nove pacientes encontram-se hospitalizados, sendo cinco em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro em enfermaria. 

O município contabiliza também 341 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda três óbitos confirmados por Covid-19.

Outros dois óbitos, registrados no último domingo, dia 24, tiveram os resultados negativos para Coronavírus. Referente a outro óbito registrado nesta segunda-feira, dia 25, a Secretaria da Saúde aguarda o resultado da testagem para confirmar se a causa foi o Covid-19. 

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Blumenau inicia segunda etapa de entrega dos Kits Alimentação Escolar
A partir desta terça-feira, dia 26, até quinta-feira, dia 28, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia a entrega da segunda remessa dos Kits Alimentação Escolar.

A previsão é entregar mil kits por dia, somando três mil crianças e adolescentes beneficiados nesta semana. Assim como na primeira etapa, famílias inscritas no Programa Bolsa Família serão as primeiras a receber os alimentos.

Os kits são compostos por produtos provenientes da agricultura familiar e alimentos de base seca, que somam o valor aproximado de R$ 40,00, garantidos com recursos vindos do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e complementado com investimento próprio do Município, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semudes).

Além das crianças e adolescentes inscritas no Programa Bolsa Família, outros 11 mil alunos, que se cadastraram para receber o benefício serão contempladas em junho, com cronograma ainda a definir.

Confira abaixo as unidades que terão entregas para os cadastrados no Programa Bolsa Família:

Entregas no período da manhã
CEI Alberto Stein;
CEI Dr. Arão Rebello;
CEI Evalino Roth;
CEI João Gervaz Neto;
CEI Maria Salete Strauch;
CEI Marita Deeke Sasse;
CEI Monteiro Lobato;
CEI Olga Brehmer; 
CEI Oswaldo Burger;
CEI Prof. Adélio Carlini; 
CEI Prof. João Bertoldo Petri; 
CEI Thiago Anzini;
EBM Alberto Stein;
EBM Conselheiro Mafra;
EBM Gal. Lúcio Esteves;
EBM Machado de Assis;
EBM Profa. Helena Martha Natália Winckler; 
EBM Profa. Norma Dignart Huber;
EBM Profa. Zulma Souza da Silva;
ONG Bom Amigo;
OSC Lar Betel;
CEI Dr. Wilson Gomes Santiago;
CEI Érica Braun;
CEI Hilda Piazera Schnaider; 
CEI Wally Serena Brandes;
EBM Annemarie Techentin; 
EBM Prof. Oscar Unbehaun; 
EBM Profa. Hella Altemburg;
EEI Adélia Cardoso. 

Entregas no período da tarde
CEI Anton Max Artur Spranger; 
CEI Augusto Koester; 
CEI Bertha Muller; 
CEI Erwin Passold; 
CEI Franz Volles; 
CEI Frei Odorico Duriex; 
CEI Frei Silvério Weber;
CEI José Dickmann; 
CEI Leonardo Laurindo Terres; 
CEI Maike Andresen Deeke; 
CEI Prof. Anselmo Antônio Hillesheim; 
CEI Profa. Euzira Hornburg; 
CEI Robert Rudolph Barth; 
EBM Lauro Muller; 
EBM Leoberto Leal;
EBM Olga Rutzen;
EBM Paulina Wagner;
EBM Nemesia Margarida; 
EBM Quintino Bocaiúva.

ESF da Ponta Aguda estará fechado para desinfecção nesta terça-feira
A unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Rubens Belisário Vedes, localizada no bairro Ponta Aguda, estará fechada durante a manhã desta terça-feira, dia 26. O local passará por desinfecção após uma servidora ter apresentado resultado positivo para o teste de Coronavírus.

A higienização da unidade deve ser feita no período da manhã e à tarde o atendimento será retomado. Pacientes com situações de intercorrência que necessitarem de atendimento podem procurar a ESF Afonso Rabe ou ainda o Ambulatório Geral da região do Centro.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio.

Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 90 atendimentos nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira, dia 25, 90 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Nenhum paciente precisou ser encaminhado para um dos hospitais da cidade, mas 86 pessoas realizaram a testagem.

Os atendimentos acontecem diariamente, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local.

Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam 77 atendimentos pelo Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Somente nesta segunda-feira, dia 25, os AGs realizaram 77 atendimentos, que resultaram em 26 encaminhamentos para coleta de exames.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h 
           
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.