Quinta, 16 de Julho de 2020
47 98418-6588
Cultura Família Dias...

Muito terno de reis na festa dos 100 anos de cantorias

A comemoração alusiva aos 100 anos de cantorias reunirá sábado, dia 16, no Salão Porta Aberta da Catedral São Paulo Apóstolo, seis grupos de Terno de Reis do Vale do Itajaí. Estão convidados os grupos Sino de Belém e Louvores Divinos, de Blumenau, Sonho Natalino e Cantores da Paz, de Itajaí, e Estrela do Oriente, de Indaial. As apresentações começam às 20h e a entrada é franca.

11/11/2019 18h35
91
Por: Jean de Souza Fonte: SECOM/Blumenau
Foto/Divulgação.
Foto/Divulgação.

O Terno de Reis é uma manifestação folclórica trazida para o Brasil por imigrantes portugueses. É um tipo de cantoria acompanhada por conjunto musical formado geralmente por violão, viola, cavaquinho, acordeon e instrumentos de percussão. Ocorre no mês de dezembro até à véspera de 6 de janeiro, em homenagem aos Reis Magos. 

Os tocadores são liderados por um mestre que entoa versos, por vezes improvisados, narrando a viagem dos Reis Magos e o nascimento do Menino Jesus. A cantoria é sempre em reverência ao dono da casa visitada.

O grupo chega costumeiramente tarde da noite, quando as pessoas já estão dormindo. Posta-se em frente à porta e inicia a cantoria. Os visitantes normalmente são recebidos com comidas e bebidas recorrentes ao período natalino. As pessoas da casa se juntam ao grupo para visitar a próxima residência.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.