Segunda, 06 de abril de 2020
47 98418-6588
Saúde

25/03/2020 ás 21h07

46

Jean de Souza

Blumenau / SC

Agora são 13 infectados com o vírus mortal em Blumenau
Blumenau somou nesta quarta-feira, 25, treze (13) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Destes, doze (12) pacientes tiveram avaliação clínica confirmada por exame em laboratório particular contratado pelo Município e um (01) pelo Laboratório Oficial, o Lacen.
Agora são 13 infectados com o vírus mortal em Blumenau
Live do prefeito Mário com o boletim do Coronavírus. Foto/Divulgação.

Além disso, dos onze (11) casos com avaliações clínicas e sintomas considerados suspeitos oito (8) pacientes estão  hospitalizados, um deles em UTI, e todos aguardam a confirmação dos testes.  
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o Município não detalhará os casos considerados suspeitos, bem como informações sobre pacientes com testes confirmados como positivo. Dados como nome, idade, sexo e endereço são informações pessoais que seguem preservadas, até em respeito a ética médica. 

Decreto nº 12.598  

A Prefeitura de Blumenau editou na última terça-feira, 24, o Decreto Municipal nº 12.598 que prorroga as medidas emergenciais adotadas pelo município para combater o contágio pelo Covid-19. O decreto prorroga por mais sete dias as restrições e procedimentos especiais direcionados para a área da Educação; compras para a Saúde; fechamento do prédio da Prefeitura e suspensão de reuniões presenciais. 
Além disso, o decreto mantém a suspenção por 30 dias dos prazos para os processos administrativos e propõe medidas para prestação de contas e contratações emergenciais. As alterações na prestação de serviços públicos e o fechamento do comércio também foram mantidos. 
Também seguem suspensas em Blumenau, por mais sete dias, a circulação do serviço público de transporte coletivo urbano municipal e as obras públicas em execução. Além disso, os servidores cujas atividades ou serviços públicos forem suspensos deverão permanecer em regime de plantão por mais sete dias, retornando aos locais de trabalho dia primeiro de abril.

Projeto de auxílio comunitário

A Defesa Civil de Blumenau lançou nesta quarta-feira, dia 25, o projeto “Defesa Civil a serviço de Blumenau - Covid19”. A ideia é ajudar a combater os efeitos do Coronavírus (Covid-19) disponibilizando pessoas que possam auxiliar quem faz parte do grupo de risco e que não podem sair do isolamento social.
Para isso, a Defesa Civil está organizando um grupo de voluntários que possam dar apoio, das 7h às 19h, às pessoas com idade acima de 60 anos, deficientes físicos e/ou pacientes com doenças crônicas, tais como diabéticos, portadores de patologias cardíacas, pulmonares e/ou renais, transplantados, portadores de HIV, dentre outros que não possuam outra forma de assistência.
Essas pessoas podem solicitar auxílio através do telefone 199 da Defesa Civil caso precisem de ajuda para compras em supermercados, remédios, assistência social, auxílio psicológico ou de encanadores, eletricistas, entre tantos outros profissionais ou somente de alguém para conversar pelo telefone.
Os voluntários interessados em fazer parte do projeto precisam ter entre 18 e 50 anos, estar com boa saúde, ter bons antecedentes e vontade de ajudar. O cadastro de voluntário será realizado pela plataforma de formulários Google, disponível clicando aqui ou em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4JRZNQ15lB3WRWNIFrtMOmEIImCw36ObR2xDlqThVE0TdDw/viewform. Após o cadastro inicial, o cidadão passará por uma entrevista por meios digitais e então estará apto a fazer parte do grupo de voluntários da Defesa Civil.

Educação

Mais de 14 mil famílias já realizam o cadastro virtual da educação para os estudantes da rede pública municipal. Lançado na terça-feira, 23, pela  Secretaria Municipal de Educação (Semed), o objetivo do cadastramento é fazer o levantamento do número de alunos que possuem acesso a internet em casa e qual equipamento utilizaria (computador, tablet, smartphone, entre outros) para acessar a plataforma de Ensino à Distância (EaD) da Secretaria de Educação. 
O cadastro, que deve ser preenchido tanto pelas famílias da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, está disponível clicando aqui, pelo endereço www.blumenau.sc.gov.br/cadastroaluno ou pelo Aplicativo Pronto Mobile. 
O cadastro virtual segue até domingo, dia 29 de março. Com base na análise dos resultados do levantamento, a Secretaria de Educação vai definir a data de início das aulas via EaD, considerando também alternativas para as famílias que não  possuírem acesso à internet em casa ou equipamentos necessários para utilizar a plataforma de ensino à distância.

Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau

A Prefeitura de Blumenau passou a disponibilizar nesta quarta-feira, 24, mais uma ferramenta do Alô Saúde Blumenau para auxiliar na orientação e esclarecimento de dúvidas em relação ao Coronavírus sem que o cidadão precise sair de casa. 
Além do 156, opção 1, que já estava disponivel para atendimentos, a comunidade passou a contar com um canal pelo Whatsapp, pelo telefone (47) 99935-3561. O serviço, que não tem limite de usuários simultâneos, funciona como um canal de informações confiáveis, com supervisão de profissionais da saúde. Do Whatsapp, o cidadão poderá ser direcionado para um chat, onde terá um atendimento adequado à situação em que já existem sintomas. O serviço de chat requer que o usuário esteja autenticado no sistema, o que permitirá que o atendente tenha acesso ao seu prontuário no Sistema Pronto, facilitando um atendimento mais personalizado.
Os atendimentos do Alô Saúde Blumenau pelo 156, opção 1, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município. Já para o Whatsapp não há limite de horário. 

Vacinação contra Influenza

A partir desta quinta-feira, 26, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) inicia a imunização de idosos contra a Influenza nas unidades de saúde. O agendamento, que tem o objetivo maior de evitar aglomerações e risco de contágio com o Coronavírus, pode ser realizado on-line ou pelo telefone, com o número do CPF do idoso.
Pelo aplicativo Pronto Mobile (a funcionalidade já está disponível na versão atualizada do aplicativo que pode ser baixada gratuitamente nas lojas Android e IOS) ou pelo link Vacinas, no site www.blumenau.sc.gov.br/corona, no link Vacina, o idoso ou algum familiar ou conhecido pode fazer esse agendamento.
Por conta da pandemia de Coronavírus, até o dia 15 de abril a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores da saúde, conforme estabelece o Ministério da Saúde. Já Campanha Nacional de Imunização segue até o dia 22 de maio  os idosos tem até essa data para se protegerem do vírus Influenza.
O agendamento também será possível pelo telefone das ESFs com salas de vacina.  O atendimento para a vacina da Influenza será limitado para até 100 pessoas por dia nos AGs e até 50 por dia em ESFs, para as pessoas com agendamentos realizados previamente.
Até esta quarta-feira, 25, a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza havia contabilizava 4.160 doses aplicadas em idosos acamados em casas asilares e trabalhadores de saúde imunizados em Blumenau.

Drive Thru de Vacinação

Outra opção para a imunização contra a Influenza será a estruturação de um drive thru, sistema onde o idoso passa e é vacinado sem precisar sair do carro, evitando ao máximo a circulação e o risco de contágio pelo Coronavírus. A vacinação acontece na estrutura do Terminal da Fonte, na próxima sexta-feira, 27. 
A realização da ação no sábado, dia 28, depende ainda dos estoques de vacina enviados pelo Ministério da Saúde. Essa alternativa de vacinação tem destinação exclusiva para idosos acima de 60 anos.  As informações de atendimento, com esquema de acesso dos veículos e distribuição de senhas serão definidas e informadas nesta quinta-feira, 26.

FONTE: SECOM/Blumenau

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium