03/12/2019 ás 13h58
24
Jean de Souza
Blumenau / SC
Para o serviço de imunização da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), pode-se considerar boa a quantidade de pessoas dentro do público alvo que, durante toda a campanha, procurou as unidades de saúde para atualizar a carteira: 3.237.
Desses jovens adultos, 1.775 não estavam com as doses em dia e precisaram tomar a vacina, sendo 342 apenas no Dia D. Apesar de números satisfatórios, tivemos o primeiro caso de sarampo dos últimos 16 anos registrado em Blumenau, na semana passada.
O vírus está circulando na nossa região e a vacina é a única forma de prevenção da doença, que é altamente contagiosa, alerta a coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Bruna Storck.
Já entre as crianças, 1.563 foram imunizadas durante a campanha. Nesse período, outros públicos também aproveitaram para atualizar a carteira de vacinação, e mais de 7 mil doses da vacina tríplice viral foram aplicadas entre os dias 7 de outubro e 30 de novembro. No ano de 2019, já foram mais de 24 mil doses aplicadas.
A vacina contra o sarampo segue disponível nas salas de vacinação do município durante todo o ano, seguindo o calendário vacinal. Crianças entre 6 e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses; até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose.
Primeiro caso de sarampo desde 2003
Na última semana a Vigilância Epidemiológica de Blumenau, órgão da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), recebeu a confirmação do primeiro caso de sarampo do município deste ano.
A jovem mulher de 26 anos teria contraído o vírus em um evento realizado em outra cidade, então esse é considerado um caso importado. O último registrado em Blumenau anteriormente havia sido no ano de 2003.
FONTE: SECOM/Blumenau
0 comentários
Há 6 horas atrás
Colunista Isaias de SouzaHá 13 horas atrás
Prefeitura de Blumenau injeta R$ 96 milhões na economiaHá 13 horas atrás
Venda de aparelhos será liberada, mas comissão impõe regrasHá 13 horas atrás
Semáforo da rua onde jovem morreu atropelado é depredadoHá 14 horas atrás
Moisés sanciona projeto que dá mais crédito a ações solidárias